top of page

INFONEWS

Qual o veículo ideal para rebocar um trailer?

A população brasileira vem acompanhando nos últimos anos o forte crescimento do turismo caravanista com a ampliação da frota de trailers e motorhomes pelas estradas e o aumento da oferta de campings. Além disso, as redes sociais ganharam uma enormidade de viajantes (canais) que passaram a morar a bordo dos veículos de recreação, muitas vezes trabalhando em home-office e morando com total liberdade de endereço.

Os trailers vem conquistando cada vez mais adeptos por conta do menor custo de aquisição e a possibilidade de ter o carro tracionador sempre disponível para os passeios e deslocamentos no destino.

E quando falamos em trailer, falamos também sobre os veículos que irão traciona-los. Quais são os mais indicados? Quais as exigências legais? 

Antes de escolher o veículo tracionador é necessário definir qual o trailer que será rebocado para identificar o seu peso. Todos os trailers possuem uma plaqueta do fabricante indicando qual o seu “Peso Bruto Total”, também chamado de PBT. Quanto mais leve for o trailer, melhor será para rebocar, maior será a variedade de veículos disponíveis, menor será o consumo de combustível e menor será o desgaste mecânico.

Legalmente, a escolha do veículo tracionador deve levar em consideração a “Capacidade de Reboque com Freio” para a maioria dos trailers que possuem freio ou a "Capacidade de Reboque sem freio" no caso dos mini trailers que não possuam freio. Esta informação deve estar sempre publicada no manual do veículo. A capacidade de reboque com e sem freio deve ser sempre “igual ou superior” ao peso bruto total (PBT) do trailer a ser rebocado.

A frota de veículos brasileira possui uma boa gama de veículos para serem utilizados como tracionadores, basta pesquisar a capacidade de reboque de cada um.

Um ponto a ser desmistificado é que para rebocar trailer é necessário possuir um carro grande, uma picape, um veículo a diesel e possuir tração 4x4. Isto não é uma verdade! Existem inúmeras opções de trailers menores, possíveis de serem rebocados por carros pequenos. Os trailers maiores e mais pesados sim vão aumentando a exigência do veículo tracionador.

Artigo elaborado por: Ronald Ataulo - Especialista em Veículos de Recreação.

Fevereiro/2024

Cel/WhatApp: (13) 99645-8004

bottom of page